A Importância da Obediência

Qual é a sua motivação para servir ao Senhor Jesus? Como começar algo extraordinário na sua caminhada cristã?
A.W. Tozer ensina-nos que, para vivermos um avivamento espiritual, precisamos sentir-nos completamente insatisfeitos connosco mesmos e decidir rigorosamente por uma transformação nas nossas vidas.
 

 

O desafio da vida cristã confronta-nos constantemente com a necessidade de sermos obedientes.
Pedimos a Deus direcção e Ele mostra-nos; no entanto, muitas vezes somos, rebeldes e desobedientes.

 

 

Oséias é um dos Profetas Menores do Antigo Testamento da Bíblia, conhecido pelo seu forte simbolismo e mensagens poderosas sobre a fidelidade de Deus e a infidelidade de Israel. Certo dia, o Senhor dá-lhe uma ordem um tanto inusitada: ele teria de casar-se com uma mulher adúltera. O profeta não hesitou em obedecer a Deus, demonstrando um exemplo profundo da importância da obediência, mesmo quando as instruções divinas parecem difíceis ou incompreensíveis.
 
Oséias profetizou no Reino do Norte de Israel durante o século VIII a.C., um período de prosperidade material, mas de profunda decadência moral e espiritual. O povo de Israel afastara-se dos mandamentos de Deus, praticando a idolatria e outras acções que iam contra a aliança estabelecida com o Senhor.
 

 

A obediência de Oséias à ordem de Deus para casar-se com Gômer, uma mulher conhecida pela sua infidelidade, serve como uma metáfora da relação entre Deus e Israel. Assim como Gômer foi infiel a Oséias, Israel foi infiel a Deus. Mesmo sendo uma ordem difícil e aparentemente irracional, Oséias obedeceu a Deus, demonstrando uma fé inabalável e total submissão à vontade divina.
 
A relação de Deus com Israel é frequentemente descrita em termos de uma aliança. A obediência é fundamental para manter essa aliança. Quando Israel desobedecia, a aliança era quebrada, mas a fidelidade de Deus sempre oferecia um caminho para a restauração.
 

 

A relação de Oséias com Gômer é um poderoso exemplo de amor incondicional e perdão. Deus instruiu Oséias a amar a sua esposa, apesar das suas infidelidades, reflectindo o amor imutável de Deus pelo Seu povo. Deus ama-nos, mas espera de nós a disposição para O amar, bem como ao próximo. Somos instruídos a clamar, a depositar os nossos anseios e aflições nas Suas mãos, a pedir perdão, etc. No entanto, muitas vezes temos o coração endurecido, somos infiéis e desobedientes à vontade de Deus, somos relutantes em aceitar os desafios que nos são apresentados e colocamo-nos na condição de juiz.
 
Como Oséias, somos chamados a confiar em Deus e a obedecer às Suas instruções, mesmo quando não entendemos completamente as Suas razões. Esta confiança baseia-se na certeza de que Deus é soberano e que os Seus planos são perfeitos.
 
Ser fiel em pequenos detalhes prepara o nosso coração para obedecer em questões maiores.
 
A vida de Oséias encoraja-nos a perseverar na obediência, mesmo diante de dificuldades e desafios. A perseverança é um testemunho poderoso da nossa fé e compromisso com Deus.
 
Quero concluir pensando com os amados leitores sobre como o Senhor nos tem privilegiado ao permitir- nos viver e pregar o evangelho ao mundo. Portugal hoje é palco de uma das maiores diásporas de povos do mundo inteiro. Pessoas que, literalmente, nunca ouviram falar de Jesus Cristo, não sabem quem Ele é, têm os seus alicerces firmados na areia. Mas como ouvirão se não há quem pregue? Precisamos ser obedientes à ordem do Senhor Jesus em Mateus 28:19: Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações...;. As nações estão aqui, nós estamos aqui, o poder está em nós, a responsabilidade pesa sobre
os nossos ombros. O que iremos fazer? Seremos obedientes?
 
 
Pr. José Herculano Vieira Júnior
Igreja Evangélica Baptista de Santarém, Missão Torres Novas e Alcanena.
Casado com Sandra Vieira
Filhos: Jéssica Vieira e Rodolfo Herculano
55 anos
Próximo Texto

A Importância da Obediência

Após a leitura deste artigo o Autor Recomenda: